Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma boa alimentação


A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.

Alguns nutrientes para uma boa alimentação

Abacaxi: fonte de vitaminas C, B1, B2, potássio e cálcio.
Abóbora: rica em vitamina A e fonte de vitaminas B1 e B2, cálcio, fósforo e potássio.
Berinjela: fonte de vitaminas B1 e B2, fósforo e potássio.
Beterraba: fonte de vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo e potássio.
Brócolis: fonte de vitaminas A e C, cálcio e ferro.Caju: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, potássio,fósforo, cálcio e ferro.
Cebola: fonte de vitaminas B1e B2, potássio, cálcio e fósforo.
Cenoura: rica em vitamina A e em betacaroteno, importante precursor da vitamina A, fonte de vitaminas B1, B2, fósforo, cálcio, potássio e fibras.
Goiaba: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo, potássio e fibras.
Laranja: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, cálcio, fósforo e fibras.
Leite e derivados: fontes de vitamina B2 e cálcio.
Maracujá: rico em fibras, fonte de vitaminas A, B2 e C, potássio, fósforo, cálcio e ferro.
Morango: fonte de vitaminas B1, B2 e C, cálcio, fósforo, potássio e fibras.
Ovo: fonte de vitaminas A, B2, D e E.
Tomate: fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, fósforo e potássio. É uma das maiores fontes de licopeno, substância que tem sido amplamente estudada e relacionada à prevenção de câncer.

Dicas

Coma quatro ou cinco vezes por dia: Fazendo quatro ou cinco refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.
Coma devagar e preste atenção ao que come:  Observe primeiro o que irá comer. Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear o que come. Ao se alimentar dessa forma, seu cérebro receberá maior número de informações, que contribuirão para acionar o centro da saciedade, levando sua fome a ser satisfeita com menores quantidades de alimento. Separe o ato de comer das outras atividades, como ler, assistir televisão, pois estas atividades interferem recepção destas informações.
Beba bastante líquido: beba bastante água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se. Evite o consumo de café, refrigerantes e sucos industrializados.

Cuidado com os produtos light e diet: apesar de apresentarem redução de algum nutriente, nem sempre, esta restrição é em calorias ou gorduras.
Movimente-se: Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!
Fonte: http://www.comerbembarato.com/a-importancia-de-uma-alimentacao-saudavel.html



Um comentário:

  1. Muito bom, ajuda quem está em busca de uma vida melhor.Irei mostra isso a minha irmã, já que ela está fazendo uma regime pesado.

    ResponderExcluir